skip to Main Content
Entre em contato: (41) 99804-8074 ou (41) 3085-4705
Aparelhos Convencionais X Aparelhos Auto-ligados

Aparelhos convencionais x aparelhos auto-ligados

Aparelhos Convencionais x Aparelhos Auto-ligados

Quer saber a diferença entre Aparelhos Convencionais x Aparelhos Auto-ligados? Explicamos tudo para você saber como funciona.

Problemas como falta de espaço, apinhamentos dentários comumente conhecidos como “dentes encavalados”, mordida cruzada ou aberta e respiração bucal são queixas frequentes que levam os pacientes a procurarem um ortodontista.

O uso de aparelhos fixos é o tratamento mais utilizado para correção de tais problemas. Dentre as opções que se utilizam atualmente, temos aparelhos fixos convencionais e os aparelhos fixos auto-ligados. Ambos tem a função da correção dentária e harmonização do sorriso, porém possuem particularidades que são determinantes na indicação de cada utilização frente ao diagnóstico e plano de tratamento do paciente.

Os aparelhos fixos convencionais podem ser metálicos ou estéticos (transparentes). Utilizam fios de ligas metálicas presos por ligaduras coloridas, as tradicionais borrachinhas trocadas periodicamente, assim como os fios.

Aparelhos convencionais x aparelhos auto-ligados - Reabilitare

Aparelhos fixos auto-ligados também podem ser metálicos ou estéticos, porém dispensam o uso das borrachinhas. Estes possuem um mecanismo diferenciado para manter o fio no bráquete. Os fios utilizados também possuem ligas diferenciadas que ao serem expostas a determinadas temperaturas otimizam a movimentação dentária.

Por não utilizarem as ligaduras coloridas, o sistema auto-ligado possibilita uma movimentação mais suave dos dentes. Isto promove menos efeitos colaterais sobre as raízes e auxilia na remodelação óssea, propiciando também, um maior conforto ao paciente.

Com relação às visitas e retorno ao dentista, o sistema convencional necessita que o paciente visite seu dentista a cada 21 dias. Já com os auto-ligados, essa periodicidade aumenta, sendo necessárias consultas a cada 45 dias, podendo chegar até a 60 dias.

A escolha da melhor solução para o seu problema deverá ser feita pelo ortodontista, após o diagnóstico.

Em Curitiba, a Reabilitare Soluções em Odontologia oferece tecnologia de ponta e profissionais altamente especializados em Ortodontia. Acesse aqui e confira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *